PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENSINO EM CONTEXTO INDÍGENA INTERCULTURAL

Linhas de Pesquisa

Ensino e Linguagens em Contexto Intercultural
Abordagens de questões relacionadas às artes e literaturas indígenas, focando processos culturais criativos diversos. Estudos sobre o ensino de línguas indígenas e de língua portuguesa, dando ênfase às políticas linguísticas de fortalecimento e manutenção das línguas dos vários povos. Artes, literatura e oralidade farão parte dos estudos teóricos e práticos dessa área de conhecimento. Política linguística e ensino de língua indígena nas escolas das aldeias serão temas de estudos também dessa área. Além disso, o ensino de língua portuguesa funcionará em diferentes situações sociolinguísticas: ensino de português em comunidades indígenas falantes de português, ensino de português como segunda língua em comunidades bilíngues e ensino de português em comunidades indígenas falantes de várias línguas. Nesse caso, a abordagem será dada às particularidades do ensino da língua portuguesa nos variados contextos.
Ensino, Docência e Interculturalidade

Investigação dos fundamentos e do processo de construção dos saberes discentes e/ou docentes na aprendizagem, no ensino e na pesquisa assumida como princípio pedagógico. Estudo e proposição de estratégias de ensino e aprendizagem em contexto indígena intercultural. Formação alicerçada em fundamentos teóricos metodológicos para a qualificação de profissionais com perfil de pesquisador, com habilidades para seguir carreira acadêmica, bem como, formar professores capazes de serem “formadores de formadores”, e também atuar na educação básica em sintonia com as políticas de sustentabilidade social, econômico e ambiental dos povos indígenas.