PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENSINO EM CONTEXTO INDÍGENA INTERCULTURAL
Egressos do PPGECII

Sou da etnia Chiquitano e resido na Terra Indígena Portal do Encantado, Porto Esperidião/MT.
Durante a minha formação, percebi como as diferentes formas de pensar e organizar a linha de pesquisa do mestrado PPGECII, juntamente com os materiais disponibilizados, contribuíram para uma rica troca de conhecimentos.
Ressalto a importância da Unemat para os povos indígenas de Mato Grosso, pois a formação de professores indígenas permite que o aprendizado adquirido seja aplicado nas comunidades.
Nesse sentido, passamos a colaborar com o processo de aprendizagem dos alunos nas escolas, participamos de reuniões importantes e de tomadas de decisões.
Atualmente, considero-me um professor pesquisador atento às mudanças que impactam nossa comunidade e interferem na formação escolar dos alunos.
Minha missão é garantir que nossa cultura e conhecimentos tradicionais sejam valorizados por nossa juventude. Meu objetivo é seguir me qualificando e alcançar o doutorado, desejando que os estudos e pesquisas possam refletir positivamente nas comunidades indígenas, especialmente no ambiente escolar, onde nasce a esperança de um mundo mais justo, social e comunitário.

Meu nome é Waraxowo’i Maurício Tapirapé e sou do povo Apyãwa/Tapirapé, da aldeia Tapi’itãwa, Terra Indígena Urubu Branco, município de Confresa Mato Grosso.
Iniciei meu processo de estudos na aldeia Tapi’itãwa, na Escola Indígena Estadual Tapi’itãwa e com professores Apyãwa/Tapirapé. Desde quando eu comecei a frequentar a escola, as atividades iniciais até a 2ª série foram desenvolvidas na língua materna.
Entretanto, a partir da 3ª série, começamos a estudar a língua portuguesa, mas sem abandonar a língua materna. No início, não acreditava que outras oportunidades apareceriam para eu continuar meus estudos, contudo, nunca deixei de me dedicar e os meus pais apoiaram minha trajetória.
Dessa forma, consegui realizar a graduação de Ciências da Linguagem na Educação Intercultural - Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena (Universidade Federal de Goiás). Para estar neste curso, em alguns momentos, fiquei longe da família, foi quando comecei a me interessar por estudos linguísticos. Com o término da graduação, passei a atuar como professor na minha comunidade e lecionei no Ensino Infantil, Fundamental e Médio.
Em 2021, ingressei no mestrado do Programa de Pós-Graduação Ensino em Contexto Indígena Intercultural (PPGECII). Na ocasião, eu aprimorei o meu conhecimento como pesquisador para registrar os saberes Apyãwa. Assim, elaborei uma pesquisa aprofundada sobre estudos linguísticos voltados para a língua materna do povo Apyãwa, de modo que a minha dissertação foi sobre “Ensino de Palavras Masculinas e Femininas na Língua Apyãwa: Resistência Cultural e Linguística”.
Atualmente, obtive êxito em ser aprovado no doutorado na Universidade Federal de Goiás (UFG). Nesta nova fase, estou pesquisando e aprendendo sobre os saberes ancestrais Apyãwa e espero melhorar ainda mais a minha prática pedagógica dentro da educação escolar e na educação indígena.
Saliento que, durante todo esse processo de formação, eu enfrentei muitas dificuldades, porém, elas foram superadas e não me impediram de conquistar o meu objetivo na carreira acadêmica.