História

História do Câmpus

 1990 - 2000

O Câmpus Universitário de Barra do Bugres iniciou suas atividades no município, no dia 10 de maio de 1994, com os cursos do Projeto de Licenciaturas Plenas Parceladas, sendo estes, Matemática, Letras e Ciências Biológicas.No final do ano de 1995, iniciou-se o primeiro curso de Pós-Graduação Lato Sensu promovido pelo Câmpus de Barra do Bugres, voltado para Educação Fundamental, concluindo-se em meados de 1997. Neste mesmo ano o Câmpus foi contemplado com mais um curso de especialização, este na área de Educação Ambiental, o qual teve o seu término no ano de 1998.No final de 1998, foram aprovados junto ao Conselho Universitário – CONSUNI, e autorizados no início ano seguinte, pela SEDUC/MT através da Portaria nº 196/99, a criação dos cursos regulares de Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Processamento de Dados – hoje Ciência da Computação, com a realização do primeiro vestibular em fevereiro de 1999. Os referidos cursos surgiram a partir de um levantamento feito pela Coordenação do Câmpus junto aos municípios circunvizinhos, sendo que entre dezenove cursos elencados, Matemática e Processamento de Dados foram os mais solicitados. Os referidos cursos foram idealizados e tiveram seus projetos elaborados pela coordenação local e professores da Universidade do Estado de São Paulo – UNESP / Câmpus de Rio Claro.Em outubro de 1999, concluiu-se os três cursos do projeto de Licenciaturas Plenas Parceladas, encerrando assim o convênio com as prefeituras dos municípios de Arenápolis, Barra do Bugres, Denise, Nortelândia, Porto Estrela e Tangará da Serra. Nessa mesma ocasião foi realizado também o 2º Encontro de Jovens Pesquisadores do Estado de Mato Grosso, no qual foi lançado um livro com resumos dos trabalhos de conclusão dos cursos.

 2000 - 2010

Em meados do ano de 2000, iniciou-se o 3º curso de Pós-Graduação, este voltado para a área de Língua Portuguesa e Literatura, sendo concluído em junho de 2002.No início do ano de 2001, foram aprovados os cursos de Bacharelado em Arquitetura Rural e Urbana e Engenharia de Produção Agroindustrial, com realização do vestibular em junho, para início do período letivo em agosto do mesmo ano. Em abril teve início o 4º curso de Pós-Graduação Lato-Sensu, desta vez na área de História da Matemática. Em julho, iniciaram-se as aulas do Programa de Formação Indígena – 3º Grau Indígena, com cursos voltados para as áreas de Ciência da Matemática e da Natureza, Línguas, Artes e Literatura e ciências Sociais. Neste programa, foram selecionados através de concurso vestibular, 200 acadêmicos índios, sendo 180 oriundos do Estado de Mato Grosso e 20 de diversos estados do Brasil. E para finalizar o ano de 2001, em dezembro, foi aprovado o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, sendo a aula inaugural realizada em 27 de fevereiro de 2002.Neste mesmo ano, o Câmpus foi contemplado com o 5º curso de Pós-Graduação Lato-Sensu, agora na área de Educação Escolar Indígena.O curso de Matemática do Câmpus de Barra do Bugres foi reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso, através da Portaria nº 211/02, por um período de 04 (quatro) anos contando a partir de 22/10/2002.Em 2003 foi a vez do curso de Ciência da Computação, reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso, através da Portaria nº 246/03, também por 04 (quatro) anos.Desde o início das atividades do Câmpus, a Universidade cumpriu seu papel com a comunidade acadêmica e com a sociedade, estabeleceu parcerias com os municípios vizinhos, ofereceu inúmeros cursos, seminários, palestras e outros eventos, sempre buscando ofertar uma educação superior de qualidade, focada no compromisso e na responsabilidade para a construção e efetivação da cidadania em sua plenitude.No período de 23 a 25 de setembro de 2004, foi realizada no Câmpus da UNEMAT em Barra do Bugres/MT, a I Conferência Internacional Sobre Ensino Superior Indígena: Construindo Novos Paradigmas. O evento foi uma oportunidade ímpar, ocorrido durante a execução da primeira turma dos Cursos de Licenciatura Específica para Formação de Professores Indígena, do Programa de Educação Superior Indígena Intercultural – PROESI, da UNEMAT. Esta Conferência oportunizou à UNEMAT, ao PROESI e ao Estado de Mato Grosso, destacar-se no cenário nacional e internacional, no que diz respeito à educação superior indígena, no momento em que recebeu conferencistas, da Universidade das Nações Unidas com sede em Costa Rica, da UNESCO com sede na Guatemala, de Universidades do Equador, Bolívia e Chile, do Ministério de Educação Superior do México, representantes de 12 estados brasileiros, representantes de 72 Instituições públicas e privadas relacionadas com educação, contando com uma média diária de 330 participantes sendo que destes, 65 eram representantes indígenas (os resultados estão publicados nos Anais do evento).Em 2004, o Câmpus de Barra do Bugres, recebeu autorização para ofertar mais 100 (cem) novas vagas para a comunidade indígena, através do Projeto 3º Grau Indígena, o vestibular realizou-se em outubro de 2004.Em novembro daquele ano, foi também realizado o vestibular da Turma Especial do curso de Direito, fruto da parceria entre a prefeitura municipal de Barra do Bugres e a UNEMAT, mediante a implantação de uma turma especial fora de sede, vinculado ao curso de Direito de Cáceres. O curso possibilitou aos estudantes do município, mais uma opção de nível superior, atendendo à demanda desse profissional na região e ao mesmo tempo proporcionando a produção e a socialização do conhecimento.A partir de agosto de 2005, o Câmpus ofertou à comunidade, o 6º (sexto) curso de Especialização Lato Sensu, este na área de Educação Ambiental em Recursos Naturais, o qual está em fase de conclusão.Em dezembro de 2005, foi aprovada pelo CONSUNI a criação e a implantação do Curso de Bacharelado em Engenharia de Alimentos, o qual teve seu vestibular realizado em junho de 2006, para início da primeira turma em agosto do mesmo ano. Posteriormente, em maio de 2006, a comunidade de Barra do Bugres e região foi agraciada com mais um curso de Especialização Lato Sensu, sendo este em Educação para o Ensino de Matemática, o sétimo oferecido pelo Câmpus.Em agosto de 2009 teve a colação de grau da turma especial de direito, a qual finalizou o ciclo deste curso em formato de turma especial.

 2010 aos dias atuais

Anos mais tarde em 2013, a partir de documentos apresentados pelas CAPES, observou-se a necessidade de programas de pós-graduação em nível de Mestrado acadêmico voltado para área de ensino nessa região. Dessa forma deu-se início ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no âmbito da UNEMAT, buscando o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, trabalhando em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino do Estado de Mato Grosso. Dentre os subprojetos desenvolvidos na UNEMAT, ressaltam-se os projetos coordenados por membros desta proposta, tais como: PIBID – Matemática, PIBID – Diversidade (Indígena) e PIBID – Interdisciplinar.Dentre os objetivos dos subprojetos, ressaltou-se: promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início de sua formação acadêmica, com o intuito de desenvolver atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola onde atuam. Com base nas demandas que emergiram dos eventos, projetos, programas, entre outros trabalhos desenvolvidos pelo grupo, e buscando atender aos anseios da sociedade por profissionais qualificados, deu-se início, em 2013, a elaboração desta proposta de mestrado na área Ensino de Ciências e Matemática.Ademais, como dito anteriormente, o curso de Direito começou a dar seus primeiros passos no município no ano de 2004, com sua turma especial. Porem, foi no ano de 2013, que Barra do Bugres foi contemplado com seu oitavo curso de graduação, sexto curso regular, sendo este o curso de bacharelado em Direito. Este curso teve seu Plano Político Pedagógico, a partir da necessidade de adequação do Curso à Resolução de nº 054/2011 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNEMAT, bem como à Resolução 003/2007 do Ministério da Educação a partir do Plano Político Pedagógico de 2008, visando reforçar ainda mais a interconexão do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, promover a interdisciplinaridade e mobilidade acadêmica e preparar os acadêmicos para as novas complexidades jurídicas, desenvolvendo suas atividades.Seguindo o desenvolvimento e melhoria continuada do Câmpus, em 2015 a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), aprovou o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), nível de mestrado acadêmico.Em 2018 o Câmpus conquista mais um programa de mestrado. O PROFMAT do Câmpus de Barra do Bugres, surgiu após processo de submissão ao edital de adesão 002/2018 em que professores do curso de matemática de Barra do Bugres montaram uma comissão que ficou encarregada de organizar todo o processo para adesão ao mestrado profissional. Posteriormente, com apoio do pró-reitor e da PRPPG da UNEMAT foi possível encaminhar a documentação e em seguida efetivar o Câmpus de Barra do Bugres como uma instituição parceira do PROFMAT. A primeira prova de admissão ao PROFMAT de Barra do Bugres foi realizada no Exame Nacional de Acesso ENA em outubro de 2018. A primeira turma que ingressou no programa conta com 10 mestrandos advindos de mais de quatro municípios do estado de MT. As aulas da primeira turma tiveram início no dia 14 de março de 2019.Em 2019 a Unemat teve a aprovação do mestrado profissional Ensino em Contexto Indígena Intercultural para a formação de professores indígenas da Educação Básica. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 01 de março de 2019. Com a aprovação, é iniciada a próxima etapa, a de implantação do mestrado. A coordenação do programa, em articulação com os professores, desenvolverão várias atividades como compor o colegiado do programa, elaborar e divulgar edital de seleção, selecionar os inscritos, planejar as ações de ensino, de pesquisa e de extensão do programa e da regularidade de produção acadêmica, dentre outras ações. O programa contará com duas linhas de pesquisa: “Ensino, docência e interculturalidade” e “Ensino e linguagens em contexto intercultural”.Como se pode observar, nestes 25 anos do Câmpus de Barra do Bugres, a Unemat fomentou seis cursos de graduação, diversos cursos de especialização, programas e projetos de formação indígena a nível de 3° grau e ensino superior, programas de mestrado e pós graduação, além dos diversos eventos realizados no seio da Universidade. Dessa forma, a Universidade segue cumprindo seu papel no que diz respeito á formação de cidadãos/profissionais, fomentação da igualdade, solidariedade e cultura produzindo e difundido conhecimento através do ensino.Atualmente o Câmpus conta com mais de 1500 alunos na modalidade regular, 140 alunos indígenas, 26 mestrandos no PPGECM e 10 mestrandos no PROFMAT. Conta com mais de 130 professores e 45 técnicos, distribuídos em 03 campi: Câmpus I, contendo blocos A, B e C, contemplando 25 salas de aula, uma biblioteca, um auditório para 206 pessoas, um centro tecnológico, quatro laboratórios de ensino, 03 laboratórios de informática, onze laboratórios de pesquisa; Câmpus II, contento 29 salas distribuídas entre laboratórios, escritórios de projeto e almoxarifados; Câmpus III, contendo XX salas destinadas a aulas da etapa indígena, em um terreno de XX hectares.