Atletas do projeto Kickboxing Universitário classificam para Copa Brasil
Por Hemília Maia
24/09/2024
Atletas do projeto de extensão Kickboxing Universitário da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Barra do Bugres, classificaram para a Copa Brasil de Kickboxing, que será realizada em Cascavel, no Paraná, entre os dias 10 e 13 de outubro, no ginásio do Complexo Esportivo Ciro Nardi. Dos três atletas ranqueados classificados, apenas Valdir Souza Conceição participará da competição em razão de disponibilidade de tempo e patrocínio.
Valdir classificou para o Nacional durante a 2ª etapa do Campeonato Estadual de Kickboxing, realizado no mês de setembro, em Cuiabá, onde os atletas do Kickboxing Universitário conquistaram sete medalhas, duas de ouro e cinco de prata.
Durante a etapa, Valdir foi o campeão pela disciplina K-1 do grupo ringue, faixa marrom até 86 kg, e vice-campeão pela disciplina kick light, do grupo tatame, faixa colorida até 89 kg. Os outros atletas classificados para o Nacional são Diógenes José, vice-campeão estadual pela categoria master até 84 kg faixa preta, e Nádia Rosa, vice-campeã estadual pela categoria feminino sênior até 60 kg faixa verde.
Os demais medalhistas foram Henrique Scantamburlo e Artenio Lacerda, respectivamente campeão e vice-campeão em luta casada até 90 kg faixa verde, e Nádia Rosa, vice-campeã estadual pela categoria feminino sênior até 60 kg faixa verde.
Projeto Kickboxing Universitário – Ativo há três anos, o projeto é coordenado pelo professor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet/Unemat) em Barra de Bugres, Diógenes Antonio Marques José, e tem como membros a professora Raquel da Silva Vieira Coelho e a aluna Lisa de Medeiros Marques, do curso de Direito.
O projeto oferece treinamento em kickboxing para a comunidade acadêmica e comunidade em geral por meio da equipe executora, que é composta pelo professor de kickboxing qualificado, com o apoio do professor de Educação Física e Presidente da Federação de kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT) Mateus Noya, responsável técnico do projeto, e praticantes experientes. Os atletas do projeto são filiados a Confederação Brasileira de Kickboxing (CBKB) e a FKBEMT.
De acordo com o coordenador, “além de ensinar uma arte marcial, o projeto proporciona qualidade de vida por meio da atividade física diferenciada, que, de outra forma, pode ser explicada como direito ao lazer e a saúde para amenizar o estresse cotidiano”, declarou Diógenes José.
O kickboxing é uma arte marcial desenvolvida na década de 1970 nos Estados Unidos, baseada no karate-do japonês. Isto é, alguns karatecas incorporaram movimentos do boxing ao karatê e alguns boxeadores incorporaram movimentos do karatê ao boxing e, dessa mistura, surgiu o kickboxing.
Além de arte marcial, o kickboxing pode ser usado como instrumento de autoconhecimento e qualidade de vida. Ao utilizar a atividade física, por meio da modalidade de kickboxing, para promover a saúde, o bem estar e a inclusão social, o projeto foi vinculado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do pacto global Agenda 2030, no caso, ODS 3 - Saúde e bem-estar.
As atividades de treino técnico, tático, teórico, físico e aquecimento são realizadas no câmpus da Unemat em Barra do Bugres, onde os alunos do Kickboxing Universitário se encontram aos sábados e domingos, das 17h30 às 19 horas.
O projeto é gratuito, aberto para homens, mulheres e crianças a partir de 12 anos de idade.
Mais informações: @kickboxing_unemat / (65) 99940.7771.
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- Unemat realiza aula inaugural em Educação Bilíngue de Surdo
- Estudantes podem usar histórico do Ensino Médio para ingresso na Unemat; veja cursos elegíveis
- Inscrições para Vestibular Unemat 2025 são prorrogadas até 4 de novembro
- Atleta da Unemat é campeão da Copa Brasil de Kickboxing
- Rede Pró Centro-Oeste abre inscrições para credenciamento docente
- Unemat está com inscrições abertas em duas especializações, cinco mestrados e dois doutorados
- Unemat prorroga prazo seletivo com revisão de inscrição para intérprete de Libras e ledor escrevente
- Servidores têm até 30 de novembro para realizar recadastramento
- Atleta da Unemat é campeão da Copa Brasil de Kickboxing