ARQUITETURA E URBANISMO

Projeto Político Pedagógico

Arquivo do Projeto Político Pedagógico Vigente
Perfil Profissional

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UNEMAT tem como diretriz formar profissionais habilitados para o exercício profissional conforme as diretrizes curriculares do ministério da educação, segundo a Resolução ME / CNE / CES n° 2 de 17 de junho de 2010. Contudo, o Arquiteto e Urbanista bacharelado pela UNEMAT tem uma formação técnica, condizente com o exercício profissional, todavia, também acadêmica e teórica, o que possibilita ao graduando plenas condições de ingresso na carreira acadêmica, juntamente à sua atuação enquanto profissional. O curso pretende que seus formandos tenham uma formação profissional generalista capaz de atender aos anseios do indivíduo, de uma comunidade ou de um grupo, estabelecendo uma relação de associação quanto à concepção do espaço arquitetônico, urbano ou paisagístico, bem como a conservação e a valorização do patrimônio edificado e a manutenção dos recursos naturais e ambientais. Além do conteúdo adquirido em sua formação, o graduando deverá demonstrar: conduta moral e ética no exercício de sua profissão, sólida formação científica e técnica, evidenciando o domínio nas etapas de conhecimento: fundamentação, aprofundamento e síntese, compromisso com o indivíduo e suas interrelações sociais, econômicas e culturais. Esse compromisso, deverá ser pautado nos aspectos da riqueza cultural, ambiental, arquitetônica e urbanística da região, para possibilitar ao futuro arquiteto e urbanista exercitar autonomia intelectual e criativa para repensar o domínio e a aplicação das técnicas construtivas, e para interagir com os conhecimentos essenciais que fundamentam a proposição de projetos de arquitetura, de urbanismo e de paisagismo, bem como, daqueles requeridos para o planejamento e a gestão do território.

Candidato(a) à Área

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UNEMAT tem como diretriz formar profissionais habilitados para o exercício profissional conforme as diretrizes curriculares do ministério da educação, segundo a Resolução ME / CNE / CES n° 2 de 17 de junho de 2010. Contudo, o Arquiteto e Urbanista bacharelado pela UNEMAT tem uma formação técnica, condizente com o exercício profissional, todavia, também acadêmica e teórica, o que possibilita ao graduando plenas condições de ingresso na carreira acadêmica, juntamente à sua atuação enquanto profissional. O curso pretende que seus formandos tenham uma formação profissional generalista capaz de atender aos anseios do indivíduo, de uma comunidade ou de um grupo, estabelecendo uma relação de associação quanto à concepção do espaço arquitetônico, urbano ou paisagístico, bem como a conservação e a valorização do patrimônio edificado e a manutenção dos recursos naturais e ambientais. Além do conteúdo adquirido em sua formação, o graduando deverá demonstrar: conduta moral e ética no exercício de sua profissão, sólida formação científica e técnica, evidenciando o domínio nas etapas de conhecimento: fundamentação, aprofundamento e síntese, compromisso com o indivíduo e suas interrelações sociais, econômicas e culturais. Esse compromisso, deverá ser pautado nos aspectos da riqueza cultural, ambiental, arquitetônica e urbanística da região, para possibilitar ao futuro arquiteto e urbanista exercitar autonomia intelectual e criativa para repensar o domínio e a aplicação das técnicas construtivas, e para interagir com os conhecimentos essenciais que fundamentam a proposição de projetos de arquitetura, de urbanismo e de paisagismo, bem como, daqueles requeridos para o planejamento e a gestão do território.

Competências e Habilidades do Profissional

Segundo o art. 5° da resolução ME/CNE/CES n°2, de 17 de junho de 2010, um curso de Arquitetura e Urbanismo deverá formar seus egressos com as seguintes competências e habilidades: a) O conhecimento dos aspectos antropológicos, sociológicos e econômicos relevantes e de todo o espectro de necessidades, aspirações e expectativas individuais e coletivas quanto ao ambiente construído; b) A compreensão das questões que informam as ações de preservação da paisagem e de avaliação dos impactos no meio ambiente, com vistas ao equilíbrio ecológico e ao desenvolvimento sustentável; c) As habilidades necessárias para conceber projetos de arquitetura e urbanismo e paisagismo e para realizar construções, considerando os fatores de custo, de durabilidade, de manutenção e das especificações, bem como os regulamentos gerais, e de modo a satisfazer as exigências culturais, econômicas, estéticas, técnicas, ambientais e de acessibilidade aos usuários; d) O conhecimento das histórias da arte e da estética, suscetível de influenciar a qualidade da concepção e da prática de arquitetura, no urbanismo e paisagismo; e) Os conhecimentos de teoria e de história de arquitetura, do urbanismo e do paisagismo, considerando sua produção no contexto social, cultural, político e econômico e tendo como objetivo a reflexão crítica e a pesquisa; f) O domínio das técnicas e metodologias de pesquisa em planejamento urbano e regional, urbanismo e desenho urbano, bem como a compreensão dos sistemas de infra-estrutura e de trânsito, necessários para a concepção de estudos, análises e planos de intervenção no espaço urbano, metropolitano e regional; g) Os conhecimentos especializados para o emprego adequado e econômico dos materiais de construção e das técnicas e sistemas construtivos, para a definição de instalações e equipamentos prediais, para a organização de obras e canteiros e para a implantação de infra-estrutura urbana. h) Compreensão dos sistemas estruturais e o domínio da concepção e do projeto estrutural, tendo por fundamento os estudos de resistência dos materiais, estabilidade das construções e fundações; i) O entendimento das condições climáticas, acústicas, lumínicas e energéticas e o domínio das técnicas apropriadas a elas associadas; j) As práticas projetuais e as soluções tecnológicas para a preservação, conservação, restauração, reconstrução, reabilitação e reutilização de edificações, conjuntos e cidades. ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – CONEPE Resolução nº 032/2013 – CONEPE Página 9 de 74 k) As habilidades de desenho e o domínio da geometria, de suas aplicações e de outros meios de expressão e representação, tais como perspectiva, modelagem, maquetes, modelos e imagens virtuais; l) Os conhecimentos dos instrumentos de informática para tratamento de informações e representação aplicada à arquitetura, ao urbanismo, ao paisagismo e ao planejamento urbano e regional; m) A habilidade na elaboração e instrumental na feitura dos levantamentos topográficos, com a utilização de aerofotogrametria, fotointerpretação e sensoriamento remoto, necessários para a realização de projetos de arquitetura, paisagismo e no planejamento urbano e regional.