CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Projeto Político Pedagógico

Arquivo do Projeto Político Pedagógico Vigente
Perfil Profissional

Para a construção da matriz curricular, considerou-se as discussões nacionais que apontam para um conjunto geral de aptidões necessárias a todas as áreas de atuação do profissional de Computação, que são:

·         Forte embasamento conceitual;

·         Domínio do processo de projeto e implementação de sistemas computacionais;

·         Sólidos conceitos fundamentais das diversas áreas da computação;

·         Capacidade de aplicar os conceitos envolvidos com teoria da computação;

·         Domínio das regras básicas que regem a ética profissional;

·         Capacidade de aplicar os conhecimentos específicos de diversas áreas da computação.

 

Para o perfil com forte embasamento conceitual em áreas que desenvolvam o raciocínio, senso crítico e habilidades intelectuais, as habilidades a serem desenvolvidas nos alunos são:

a)       Desenvolver raciocínio lógico e matemático;

b)      Capacidade de entender e resolver problemas da física;

c)       Domínio das técnicas da matemática como suporte a outras disciplinas e à formação científica como um todo;

d)      Domínio das técnicas da física como suporte a outras disciplinas e à formação científica como um todo.

 

Para o perfil com domínio do processo de projeto e implementação de sistemas computacionais, envolvendo tanto software quanto hardware, as habilidades a serem desenvolvidas nos alunos são:

a)        Programar sistemas computacionais utilizando diferentes paradigmas;

b)       Utilizar conceitos de outras áreas, tais como cálculo numérico, pesquisa operacional e estatística para solução de problemas;

c)        Modelar sistemas utilizando diferentes métodos, técnicas e ferramentas visando uma solução sistematizada;

d)       Desenvolver projetos de software;

e)        Desenvolver projetos em hardware;

 

Para o perfil com sólidos conceitos fundamentais das diversas áreas da computação, as habilidades a serem desenvolvidas nos alunos são:

a)         Desenvolver e aplicar os protocolos de comunicação e de gerenciamento de redes;

b)        Utilizar os conceitos de Computação Gráfica;

c)         Aplicar as técnicas de Inteligência Artificial;

d)        Desenvolver e utilizar Bancos de Dados;

e)         Entender os conceitos envolvidos com o desenvolvimento de compiladores;

f)         Desenvolver e aplicar das técnicas e ferramentas para análise de desempenho de arquiteturas de computadores;

g)        Desenvolver e aplicar os conceitos, métodos e técnicas de Engenharia de Software;

h)        Desenvolver e aplicar as técnicas e métodos para o desenvolvimento de Sistemas de Informação.

 

Para o perfil na capacidade de aplicar os conceitos envolvidos com teoria da computação, habilidades a serem desenvolvidas nos alunos são:

a)         Noção formal de algoritmo, de computabilidade e do problema de decisão;

b)        Consciência das limitações da ciência da computação.

 

            Para o perfil com domínio das regras básicas que regem a ética profissional da área de computação, habilidades a serem desenvolvidas nos alunos são:

a)         Conhecimento da legislação vigente que regulamenta propriedade intelectual, acesso a dados públicos e privados, questões de segurança;

b)        Desenvolvimento de trabalhos em equipes com um forte entrosamento entre os integrantes e um relacionamento ético em todos os aspectos do desenvolvimento, implementação e gerenciamento dos sistemas.

 

Para o perfil com capacidade de aplicar os conhecimentos específicos de diversas áreas da computação pretende-se aprimorar as habilidades dos alunos nas seguintes áreas:

a)         Banco de Dados;

b)        Computação Distribuída;

c)         Computação Gráfica;

d)        Engenharia de Software;

e)         Hardware;

f)         Inteligência Computacional;

g)        Multimídia e Hipermídia;

h)        Redes de Computadores.

Candidato(a) à Área

A área de Computação no Brasil não possui regulamentação para a categoria, permitindo um campo amplo de atuação profissional, onde a estrutura curricular foi construída para que os egressos estejam aptos a:

·         Atuar em empresas da área de Computação;

·         Atuar como empreendedores na área da Computação;

·         Dar continuidade da carreira acadêmica;

·         Atuar em atividades de pesquisa e desenvolvimento.

As aptidões específicas que devem ser desenvolvidas pelos acadêmicos em cada um desses campos são apresentadas a seguir.

 

Atuação em empresas da área de Computação

O profissional formado no curso de Bacharelado em Ciência da Computação poderá atuar em empresas de diferentes ramos de atividades, no setor específico de computação e/ou desenvolvimento, implementação e gerenciamento de sistemas computacionais, desempenhando as funções de analista de sistemas, projetista de sistemas, analista de suporte de sistemas, de chefia intermediária e superior. Esses profissionais atuam em empresas da área computacional que prestam serviços e produtos, como exemplo: empresas de consultorias e em empresas dedicadas ao desenvolvimento tanto de hardware quanto de software.

Visando à formação dos egressos que atuarão em empresas na área da Computação, os alunos deverão estar aptos para se entrosar, o mais rapidamente possível, em empresas com diferentes características. Para esse fim as seguintes habilidades devem ser desenvolvidas:

a)      Conhecer os principais modelos, de estruturas e de técnicas utilizadas nas organizações;

b)      Desenvolver a capacidade de atuação em equipes multidisciplinares com o desenvolvimento de um bom relacionamento com outros profissionais (tanto da área de computação como com clientes de outras áreas em geral);

c)      Prática de exposição oral e escrita de temas em Ciência da Computação;

d)      Desenvolver a capacidade de se adaptar a novas tecnologias.

 

Atuação como empreendedores na área da Computação

Os egressos que atuarem como empreendedores na área da computação deverão possuir aptidões similares aos egressos que estarão atuando em empresas já consolidadas, com o desenvolvimento de uma aptidão adicional para o empreendedorismo. Dessa forma, as habilidades que devem ser trabalhadas são:

a)      Conhecer os principais modelos, de estruturas e de técnicas utilizadas nas organizações;

b)      Desenvolver a capacidade de atuação em equipes multidisciplinares com o desenvolvimento de um bom relacionamento com outros profissionais (tanto da área de computação como com clientes de outras áreas em geral);

c)      Desenvolver a capacidade empreendedora.

 

Dar continuidade da carreira acadêmica e Atuação em atividades de pesquisa e desenvolvimento

A opção pela carreira acadêmica é mais uma possibilidade para os egressos do Bacharelado em Ciência da Computação da UNEMAT. Neste caso, os alunos darão continuidade aos estudos na área de computação através de programas de pós-graduação: especialização, MBA, mestrado e de doutorado.

O egresso em Ciência da Computação que atuar em Pesquisa e Desenvolvimento estará associado a centros de pesquisa, em IES e empresas que fomentam o progresso da área da computação, propondo a inovação tecnológica.

Os egressos que optarem por atuar em carreira acadêmica estará desenvolvendo suas atividades nas universidades e em centros de pesquisa.

As habilidades que deverão ser desenvolvidas para esta opção são:

a)      Aprofundamento do conhecimento em área (ou áreas) específica (s) da computação visando possibilitar uma contribuição para o desenvolvimento da área;

b)      Desenvolvimento de metodologia de pesquisa;

c)      Prática de exposição oral e escrita de temas em Ciência da Computação;

d)      Desenvolver a capacidade de atuação em equipes com o desenvolvimento de um bom relacionamento com outros profissionais.

        Independentemente da opção escolhida pelo aluno, o Bacharelado em Ciência da Computação da UNEMAT visa formar um egresso que tenha conhecimento da responsabilidade de sua atuação no mercado de trabalho, no sentido de contribuir para o aprimoramento da sociedade em geral. Dessa forma, o egresso deste curso deve estar apto para trabalhar como agente transformador da sociedade em que está inserido, visando o progresso, o desenvolvimento autossustentável e, principalmente, a aplicação da tecnologia visando à obtenção de uma sociedade comprometida com a ética e com a justiça social.

Competências e Habilidades do Profissional

Nesta perspectiva, as habilidades e competências técnicas desenvolvidas ao longo do curso incidem no resultado de uma formação obrigatória, consequentemente, comum a todos os acadêmicos. Preocupando-se no conjunto de documentos expostos pela Association for Computing Machinery (IEEE-CS/ACM, 2001) e Sociedade Brasileira da Computação (SBC 2005) para o profissional de Ciência da Computação, a relação de habilidades e competências que esperamos encontrar presentes, individualmente ou coletivamente, para os egressos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UNEMAT, são:

·         Dominar os vários aspectos de um sistema de computação, transitando por todas as sub-áreas da informática com naturalidade, além de absorver novas tecnologias, acompanhando a evolução da informática durante toda a sua carreira;

·         Analisar e modelar problemas que lhe sejam apresentados, adotando as técnicas adequadas para solucioná-los da melhor maneira possível, sendo capaz de buscar alternativas;

·         Compreender e ser capaz de definir formalmente os conceitos fundamentais da Ciência da Computação.

·         Desenvolver o raciocínio abstrato, de modo que lhe seja possível compreender e solucionar problemas potencialmente complexos.

·         Ser capaz de desenvolver novos algoritmos, sistemas, provas, métodos e métricas relacionados à Computação.

·         Aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas computacionais.

Em síntese, o objetivo do curso de Bacharelado em Ciência de Computação é formar o profissional com base teórico-prática sólida, capaz de estabelecer a interlocução com seus pares, que possa se adaptar a diferentes situações com relativa facilidade e que consiga enfrentar problemas novos a ele propostos com competência, criatividade, senso crítico e ética. Desta perspectiva, as habilidades e competências desenvolvidas ao longo do curso incidem no resultado de uma formação obrigatória, consequentemente, comum a todos os acadêmicos.

Metodologia

METODOLOGIAS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS

 

2.1 Relação entre Ensino, Pesquisa e Extensão

 

Para vincular a teoria à prática, o curso de bacharelado em Ciência da Computação apresenta em sua matriz curricular disciplinas com créditos totalmente teóricos e práticos, bem como créditos divididos entre teoria e prática, para atender a necessidade da saber-fazer. A distribuição das disciplinas no curso deve dar forte ênfase no uso de laboratórios para capacitar os acadêmicos no uso eficiente dos conceitos teóricos e das tecnologias computacionais.

As disciplinas com créditos práticos laboratoriais enfatizam a aplicação de conhecimentos para a solução de problemas reais. Usando os respectivos laboratórios para oferecer ao discente ambiente semelhante aos espaços de trabalho, favorecendo o desenvolvimento das suas habilidades com o uso de instrumentos computacionais para a simulação de ambientes reais. É importante observar que este curso reúne várias áreas da computação, como: Teoria da Computação, Matemática e Física, Algoritmos, Programação, Banco de Dados, Inteligência Computacional, Sistemas Embarcados, Rede de Computadores, Computação Gráfica, Interface Homem Computador, Engenharia de Software; portanto, deve possuir, de ambas as áreas, um enfoque pragmático forte teórico-prático.

As atividades em projetos de pesquisa, extensão, estágio supervisionado e disciplinas com práticas laboratoriais são os elementos “chaves” curriculares onde a relação teórico-prática tem maior visibilidade. A prática a ser realizada nas disciplinas ocorrerá nos laboratórios, já as disciplinas não vinculadas diretamente às linhas de pesquisa (por exemplo: Algoritmo e Laboratório de Programação I, Algoritmo e Laboratório de Programação II, Estrutura de Dados I; Estrutura de Dados II; Sistemas Digitais; Realidade Virtual; Laboratório de Banco de Dados; Laboratório de Engenharia de Software) podem fazer uso de espaços físicos compartilhados, de acordo com a disponibilidade de horários.

A prática tem por objetivo aprimorar o conhecimento apresentado em teoria, servindo como forma de consolidar as informações trabalhadas nas disciplinas, além disso, existem conteúdos fundamentalmente práticos, nos quais a utilização de laboratórios é indispensável para uma efetiva aprendizagem do aluno. Outra forma de fortalecer o vínculo teórico-prática é mediante a prática do estágio supervisionado em empresas e/ou instituições, momento importante como experiência de aprendizagem para o acadêmico.

 

 

2.2 Integração com a Pós-graduação

 

A integração graduação/pós-graduação no Bacharelado em Ciência da Computação é um processo em constante construção, que busca a comunicação e realização de atividades conjuntas entre o Programa de Mestrado de Ensino em Ciências e Matemática oferecido no campus Deputado Estadual Renê Barbour, e o Programa de Mestrado profissional em Rede ProfNit (Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação).

A integração tem sido realizada com a participação de professores do quadro docente do Bacharelado em Ciência da Computação no programa de Ensino em Ciências e Matemática e o ProfNit. A qualificação do quadro de professores da Ciência da Computação pode ser realizada através da linha de pesquisa Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências e Matemática. Nesta linha de pesquisa discute-se, analisa-se e investiga-se metodologias teóricas e empíricas sobre a influência das tecnologias digitais no processo de produção do conhecimento em Ciências e Matemática.

O estreitamento dos quadros docentes do mestrado e da graduação acabam por formar grupos e projetos de pesquisa, e orientações de iniciação científica conjuntas. Bolsistas e acadêmicos fazem trabalho de conclusão de curso orientados por professores da Ciência da Computação e docentes do Mestrado.

 

2.3 Mobilidade estudantil e internacionalização

 

É prevista a mobilidade acadêmica de no mínimo dez por cento (10%) do total de créditos para serem cursados em outros Cursos/Campi/IES, em conformidade com a Resolução 071/2011 – CONEPE que dispõe sobre o Programa de Mobilidade Estudantil na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, bem como orientação da Instrução Normativa 004/2019 que dispõe sobre os procedimentos de migração e revisão de estruturas curriculares dos cursos de graduação ofertados pela Universidade do Estado de Mato Grosso em todas as suas modalidades.

Sistema de Gestão do Curso

3.1 Formação teórica articulada com a prática
Na estrutura curricular do curso, são ofertadas disciplinas que possui créditos teórico e
prático, bem como, possui disciplinas ofertadas com sua totalidade de créditos práticos
apenas. Segue abaixo a relação de disciplinas com a distribuição de créditos:

 

A estrutura curricular do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, contém 25 disciplinas que possuem créditos diretos com a prática, totalizando em 53 créditos (795 horas).

 

3.2 Núcleos de formação
A relação de disciplinas que compõem o curso de Bacharelado em Ciência da Computação está dividida em 04 (quatro) Unidades Curriculares (UC), segue a descrição das Unidades Curriculares:

 

  • Unidade Curricular I (UC I) - Créditos de formação Geral e Humanística, como na área de ciências humanas, sociais e políticas;
  • Unidade Curricular II (UC II) – Créditos de formação Específica, sendo disciplinas indispensáveis para a habilitação profissional do acadêmico;
  • Unidade Curricular III (UC III) – Créditos de formação Complementar, que objetivam o enriquecimento curricular na formação do acadêmico;
  • Unidade Curricular IV (UC IV) – Créditos de livre escolha que objetiva ampliar a sua formação, complementando suas habilidades e competências.

O conjunto de disciplinas que compõem a UC I com os respectivos créditos e carga horária são:

 

 

 

O conjunto de disciplinas que compõem a Unidade Curricular II com os respectivos créditos e carga horária são:

 

 

Na Unidade Curricular III, são disponibilizadas disciplinas que visam atender a formação complementar do acadêmico e sendo disciplinas indispensáveis para a habilitação profissional do acadêmico, sendo:

 

.

 

Dentre os componentes de livre escolha, e pensando na formação profissional, ética e cidadã dos acadêmicos, uma vez que a sociedade demanda profissionais cada vez mais engajados e preparados para conduzirem as mudanças necessárias ao bem coletivo, envolvendo aspectos éticos, ambientais, culturais e tecnológicos, torna-se essencial que a Universidade propicie no seu currículo experiências e espaços para o debate, à apropriação
e produção de conhecimentos. Neste sentido, contribuem áreas como a Filosofia, Sociologia, Ciência Política, Antropologia, Psicologia e Pedagogia, como temas variados e urgentes, tais como a inclusão de pessoas com deficiências, a igualdade de gênero, as políticas e ações afirmativas e de justiça social.


Sendo assim visando tal formação, o PPC do presente Curso reserva aos seus estudantes a obrigatoriedade de integralizar, para conclusão da graduação, no mínimo uma dentre as seguintes disciplinas eletivas livres: Filosofia (60h), Sociologia (60h), Ciência Política (60h), Antropologia (60h) ou Psicologia (60h).

 

 

3.4 Consonância com núcleo comum para os cursos da Faculdade de Ciências Exatas
e Tecnológicas
A estrutura curricular do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, possui 12
(doze) disciplinas que contempla conteúdos comuns entre outros cursos ofertados na
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, sendo apresentadas abaixo:

 

Das disciplinas listadas acima, totalizam-se 720 horas de núcleo comum entre os
cursos ofertados na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas – FACET, bem como da
Faculdade de Arquitetura e Engenharias - FAE, possibilitando ao acadêmico se matricular
nas disciplinas ofertadas em outros cursos, caso haja vaga disponível.
3.5 Atividades Acadêmicas Articuladas ao Ensino de Graduação
Não se aplica ao curso.
3.6 Estágio Supervisionado
O Estágio Curricular Supervisionado no curso de Bacharelado em Ciência da
Computação, do Campus Universitário Deputado Estadual Renê Barbour, localizado no
município de Barra do Bugres - MT é componente obrigatório para conclusão do ciclo
acadêmico dos discentes. As normas sobre o Estágio Curricular Supervisionado para os
cursos de Bacharelado na UNEMAT, estão Regulamentadas pela RESOLUÇÃO Nº
028/2012 – CONEPE de 03 de junho de 2012, e também, através do Regimento Interno que
organiza o funcionamento do Estágio Curricular Supervisionado para o curso de
Bacharelado em Ciência da Computação (Apêndice A).
Para efeito de realização do Estágio Curricular Supervisionado, o acadêmico só
poderá iniciar suas atividades caso tenha concluído 50% de créditos no curso, assim
estando apto em matricular-se nas disciplinas relativas ao estágio supervisionado.
3.7 Trabalho de Conclusão de Curso
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de Bacharelado em Ciência da
Computação do Campus Universitário Deputado Estadual Renê Barbour, localizado no
município de Barra do Bugres, estão Regulamentadas pela RESOLUÇÃO Nº 030/2012 –
CONEPE de 03 de junho de 2012, bem como o Regimento Interno que organiza o
funcionamento e procedimentos sobre o desenvolvimento do TCC no curso de Bacharelado
em Ciência da Computação (Apêndice B).
Para efeito de realização do Trabalho de Conclusão de Curso, o acadêmico só poderá
iniciar suas atividades caso tenha concluído 75% de créditos no curso, assim estando apto
em matricular-se nas disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso I e II.
3.8 Prática como Componente Curricular
A prática como componente curricular não se aplica para o curso de Bacharelado em
Ciência da Computação, por se tratar de um curso de bacharelado.
3.9 Atividades Complementares

 

 

 

 

Avaliação do Curso

A avaliação do desempenho dos acadêmicos no Bacharelado em Ciência da Computação pode ser realizada por conceito ou nota e entendida como um processo contínuo, cumulativo, descritivo e compreensivo, que busca explicar e compreender criticamente os resultados previstos no Projeto Pedagógico do Curso. 


O professor tem de registrar em seu diário de classe o desempenho do acadêmico da graduação. As atividades acadêmicas poderão ser expressas em notas parciais, que serão traduzidos em notas ao final do período letivo.
As avaliações do desempenho acadêmico devem seguir o estabelecido pela Normatização Acadêmica da UNEMAT.

 

deverão cumprir a carga horária de 60 horas em atividades complementares que envolvam atividades em ensino, pesquisa e extensão, devendo ser desenvolvidas pelo acadêmico durante a integralização do Curso. As Atividades Complementares são de total responsabilidade dos acadêmicos, cabendo à Coordenação do Curso cobrar o cumprimento da carga horária no decorrer do curso.


As atividades complementares, onde os acadêmicos são protagonistas (ministrar cursos/minicursos, prestação de serviços, entre outros) em projetos de extensão, não serão computadas como carga horária de atividades complementares, sendo incluídas nas atividades curriculares de extensão.


As Atividades Complementares devem ser realizadas em área específica ou afim do curso e/ou relacionadas aos temas transversais, sendo desenvolvidas na instituição ou fora dela. As normas para o cumprimento das Atividades Complementares do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação do Campus Universitário Deputado Estadual Renê Barbour, localizado na cidade de Barra do Bugres, estão Regulamentadas pela
RESOLUÇÃO Nº 297/2004 – CONEPE de 14 de dezembro de 2004.


3.10 Das Atividades curriculares de extensão


O Projeto Pedagógico do Curso de Ciência da Computação, cumpre o estabelecido pelo Conselho Nacional de Educação, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais. 

Considerando a necessidade de promover e creditar as práticas de Extensão universitária e garantir as relações multi, inter e ou transdisciplinares e interprofissionais da Universidade e da sociedade, esse PPC se fundamenta no princípio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, previsto no art. 207 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988; na concepção de currículo estabelecida na Lei de Diretrizes e
Bases da Educação (Lei nº 9.364/96); na Meta 12.7 do Plano Nacional de Educação 2014/2024 (Lei nº 13.005/2014); na Resolução nº 07 de 2018 do Conselho Nacional de Educação e na Política de Extensão e Cultura da Unemat de modo a reconhecer e validar as ações de Extensão institucionalizadas como integrantes da grade curricular do Curso de Ciência da Computação.


A Creditação de Extensão é definida como o registro de atividades de Extensão no Histórico Escolar, nas diversas modalidades extensionistas, com escopo na formação dos alunos. Para fim de registro considera-se a Atividade Curricular de Extensão – ACE - a ação extensionista institucionalizada na Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Unemat, nas modalidades de projeto, curso e evento, coordenado por docente ou técnico efetivo com nível superior. As ACE’s fazem parte da matriz curricular deste PPC e compõem, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular. O curso de Ciência da Computação garante ao discente a participação em quaisquer atividades de Extensão, respeitados os eventuais pré-requisitos especificados nas normas pertinentes. O discente deve atuar integrando a equipe no desenvolvimento das atividades curriculares de extensão (ACE’s),
nas seguintes modalidades:


I. Em projetos de Extensão, como bolsista ou não, nas atividades vinculadas;
II. Em cursos, na organização e/ou como ministrantes;
III. Em eventos, na organização e/ou na realização.


As ACE’s serão registradas no histórico escolar dos discentes como forma de seu reconhecimento formativo, e deve conter título, nome do coordenador, IES de vinculação, período de realização e a respectiva carga horária.
Os acadêmicos matriculados no curso de Bacharelado em Ciência da Computação deverão cumprir a carga horária de 375 horas em atividades de extensão, em que os acadêmicos sejam os protagonistas da ação, devendo ser desenvolvidas durante a integralização do Curso. A participação nas Atividades de Extensão é de total responsabilidade do acadêmico, cabendo à Coordenação de extensão do Curso divulgar as ações de extensão e orientar sobre o cumprimento da carga horária no decorrer do curso. 

As atividades realizadas durante o decorrer do curso (onde os acadêmicos participam como ouvintes em eventos, palestras, cursos, minicursos e outros) serão computadas como atividades complementares, conforme descrito na seção sessão 3.9 deste PPC.


A resolução interna N.03 (APÊNDICE C) trata das regras de extensão desenvolvidas no curso de Ciência da Computação.