Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão realiza última sessão ordinária de 2025
Conepe realizou a terceira e última sessão no auditório da Faespe, nesta terça (4) e quarta-feira (5)
Por Nataniel Zanferrari
05/11/2025

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizou, em Cáceres, a terceira e última sessão ordinária de 2025. As reuniões ocorreram no auditório da Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe), com início na terça-feira (4) e encerramento na manhã desta quarta-feira (5).
Durante a sessão, os pró-reitores passaram informes aos conselheiros e, na sequência, foram escolhidos os novos conselheiros discentes que comporão as câmaras setoriais do Conepe; eles participarão, por um ano, das câmaras setoriais de Ensino, de Extensão e Cultura, de Gestão de Pessoas e de Política Estudantil.

Na área do ensino, o plenário discutiu e aprovou a resolução que dispõe sobre os trabalhos de conclusão dos cursos de graduação e foi formada uma Comissão Especial da Reitoria para discutir a regulamentação do uso de inteligências artificiais no âmbito acadêmico. A comissão será composta pelas alunas Mariana Brandão Falqueto e Vitória Scamparini, pelos professores Adelice Minetto Sznitowski, Fernando Birello de Lima, Fernando Selleri Silva, Juliano Moreno Kersul de Carvalho, Luciene Castuera de Oliveira, Toni Amorim de Oliveira e Wesley Barbosa Thereza e pelo profissional técnico Leonardo Melo de Oliveira.

Os representantes da comunidade acadêmica também alteraram a resolução sobre a política de ações afirmativas, definindo que candidatos que concorrerem às vagas destinadas a negros, pessoas com deficiência ou indígenas que não tiverem a autodeclaração ratificada pela Comissão de Verificação permanecerão no processo seletivo e serão classificados nas vagas destinadas aos demais estudantes de escola pública.
O Conselho aprovou os projetos pedagógicos do curso de Artes Visuais a distância e das turmas especiais de oferta única de Agronomia em Alto Araguaia e Vila Rica, de Direito em Brasnorte, de Gestão de Turismo em São Félix do Araguaia e de Pedagogia em Luciara. Já o curso de Tecnologia em Gestão e Inovação em Agronegócio, ofertado em Tangará da Serra, teve sua readequação aprovada, e passa a denominar-se curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais.

Os conselheiros ainda aprovaram a criação de cinco cursos de pós-graduação lato sensu a distância: são especializações em Alfabetização e Letramento, em Gestão Escolar, em Gestão Pública, em Psicopedagogia e em Saberes e Práticas na Educação Infantil. Também ratificaram a criação do curso de pós-graduação lato sensu MBA em Formação de Lideranças Femininas, como parte do Programa Institucional de Qualificação Funcional da Unemat. O MBA está com inscrições abertas para servidoras da Unemat e da Faespe.
Também foram aprovadas alterações nas políticas de qualificação dos profissionais técnicos e professores, prevendo a possibilidade de suspensão de licença-qualificação em casos de licença-saúde, licença-maternidade e nomeação para função de confiança.
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- Em busca de equidade, Unemat inicia MBA inédito para formação de lideranças femininas
- Unemat oferta vagas para três especializações, cinco mestrados e quatro doutorados
- Atleta da Unemat fatura Prata e Bronze no Sul-Americano de Parabadminton
- Unemat bbg em luto pela morte da professora Maria do Socorro
- Conselho Universitário realiza última sessão ordinária de 2025
- Mais de 2 mil pessoas participam da COP Pantanal, em Cáceres
- Cáceres será palco da 1ª edição da COP Pantanal, na próxima semana (10 a 12)
- Unemat bbg em luto pela morte da professora Maria do Socorro