Unemat divulga 2ª chamada do Vestibular para povos indígenas
Por Hemília Maia, Nataniel Zanferrari
25/09/2023
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) divulgou na sexta-feira (22) a 2ª chamada do Vestibular 2023/2 da Faculdade Indígena Intercultural (Faindi).
Ao todo, são 170 vagas em Barra do Bugres. A grande novidade é a oferta do curso Enfermagem Intercultural Indígena (com 50 vagas), além de Pedagogia Intercultural (30 vagas) e Licenciatura Intercultural Indígena (90 vagas), que inclui Ciências Sociais; Ciências Matemáticas e da Natureza; Línguas, Artes e Literaturas.
A 2ª chamada pode ser conferida clicando aqui.
As vagas são destinadas exclusivamente aos Povos Indígenas, oficialmente reconhecidos, que ocupam Terras Indígenas no Estado de Mato Grosso.
Os candidatos aprovados devem enviar a documentação on-line a partir de segunda (25) a sexta-feira (29).
ENVIO DOS DOCUMENTOS
Os candidatos devem enviar a documentação necessária para o e-mail saabbg@unemat.br
O candidato aprovado deverá digitalizar os documentos necessários no formato Portable Document Format (PDF), respeitando o tamanho máximo de cinco megabytes para cada documento. Os documentos devem ser legíveis e conter frente e verso, se for o caso, no mesmo arquivo.
Qualquer dúvida, basta entrar em contato pelo WhatsApp (65) 3361-3451.
CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA
Os candidatos deverão confirmar sua matrícula comparecendo presencialmente na SAA do Câmpus de Barra do Bugres nos primeiros 10 dias do período letivo, que inicia em 2 de outubro, com originais e fotocópias de toda a documentação exigida no edital.
O cronograma atualizado de chamadas e matrículas pode ser conferido clicando aqui.
CONHEÇA A EDUCAÇÃO INDÍGENA NA UNEMAT:
CURSOS DE LICENCIATURA: destinam-se, preferencialmente, aos professores indígenas, que lecionem nas escolas das comunidades indígenas em turmas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, bem como, gestores e técnicos indígenas da educação, mediante comprovação documental.
CURSO DE ENFERMAGEM: destina-se aos Técnicos em Enfermagem, Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN) que já atuam ou já atuaram em comunidades indígenas, ou em outras instituições de saúde voltadas para as populações indígenas, mediante comprovação documental.
Além das vagas serem divididas pelos três cursos, elas também são distribuídas por etnias. Para consultar, acesse o Anexo 1 do Edital nº 007/2023-Covest.
PARCERIAS
Os cursos de Licenciatura Pedagogia Intercultural (30 vagas) e Licenciatura Intercultural Indígena (90 vagas), que inclui Ciências Sociais; Ciências Matemáticas e da Natureza; Línguas, Artes e Literaturas, são ofertados por meio do Termo de Cooperação nº. 060/2023, firmado entre Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT) e Unemat.
O curso de Bacharelado em Enfermagem Intercultural Indígena (com 50 vagas) é ofertado por meio do Termo de Cooperação nº 0165/2023, firmado entre Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) e Unemat.
Para a oferta dos referidos cursos também está previsto o estabelecimento de parcerias com instituições de representação indígena, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Ministério dos Povos Indígenas, Ministério da Educação (Mec), Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, Município de Barra do Bugres, Município de Campinápolis, entre outras.
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- Unemat realiza aula inaugural em Educação Bilíngue de Surdo
- Estudantes podem usar histórico do Ensino Médio para ingresso na Unemat; veja cursos elegíveis
- Inscrições para Vestibular Unemat 2025 são prorrogadas até 4 de novembro
- Atleta da Unemat é campeão da Copa Brasil de Kickboxing
- Rede Pró Centro-Oeste abre inscrições para credenciamento docente
- Unemat está com inscrições abertas em duas especializações, cinco mestrados e dois doutorados
- Unemat prorroga prazo seletivo com revisão de inscrição para intérprete de Libras e ledor escrevente
- Servidores têm até 30 de novembro para realizar recadastramento
- Atleta da Unemat é campeão da Copa Brasil de Kickboxing