Investimento

Unemat inaugura em Sinop 14,5 milhões em obras nas unidades Imperial e Aquarela

Governo de Mato Grosso reforma e amplia câmpus da Unemat em Sinop que atende 2.750 alunos em 11 cursos de graduação, 6 de mestrado e 1 doutorado

Por Hemília Maia
12/09/2025

(Foto: Deivid Fontes)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) inaugurou nesta sexta-feira (12.09) obras realizadas no câmpus de Sinop com a presença do governador Mauro Mendes e do vice-governador Otaviano Piveta. O Governo do Estado investiu mais de 14,5 milhões de reais na reforma e manutenção de todas as instalações das unidades Aquarela e Imperial e na construção dos blocos de Laboratórios e da Pós-Graduação.

A gratidão pelos investimentos do governo do estado na Universidade do Estado de Mato Grosso marcou o tom da cerimônia. A reitora da Unemat, Vera Maquêa, destacou que os investimentos reforçam o papel da instituição no desenvolvimento regional. “Nunca tivemos tanto investimento na nossa universidade como no atual governo, cerca de 150 milhões de reais. Mas não se trata apenas de dinheiro: é sobre pessoas. A Unemat é a política pública do Estado para o ensino superior, que transforma vidas e contribui para a qualidade de vida de quem escolheu viver em Mato Grosso, afirmou.

O governador Mauro Mendes ressaltou que os recursos aplicados resultam do esforço coletivo da sociedade. “Este investimento não foi do governador, nem da reitora, mas dos impostos pagos por todos os cidadãos e empresários. É um orgulho saber que o Estado aplica bem esse dinheiro e realiza obras como essa, que fortalecem o ensino superior e garantem uma trajetória que precisa ser mantida pelos próximos gestores, disse Mauro Mendes.

O câmpus que comemora 35 anos de fundação, está distante 500 km da capital Cuiabá, possui 2.750 alunos matriculados em 11 cursos de graduação, entre eles Ciências Contábeis e Econômicas, Engenharia Civil e Elétrica, Matemática e Sistemas de Informação, além de seis cursos de mestrado, sendo cinco profissionalizantes e um doutorado em Letras.

Os serviços realizados nas unidades Aquarela e Imperial e o acréscimo de 1.000m² com a construção dos blocos de Laboratórios e da Pós-Graduação na unidade Imperial, foram executados pela Fort Construtora e concluídos neste ano. Com o novo acréscimo o câmpus de Sinop passa a contar com 15,4 mil m² de área construída.

Participaram da solenidade autoridades políticas e acadêmicas, professores, técnicos, alunos, sociedade em geral e imprensa que foram recebidos pela reitora da Unemat, Vera Maquêa, os pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação, Áurea Ignácio, de Administração Walter Danzer, de Gestão Financeira, Tony Hirota e de Planejamento e Tecnologia da Informação, Darlan Guimarães e pelos gestores do câmpus de Sinop, o diretor Político-pedagógico e Financeiro, Julio Cesar Beltrame Benatti, e o diretor de Unidade Regionalizada, Eduardo Gimenes Volpin.


 


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!