Parceria entre Ministério e Unemat garante democratização do esporte e lazer no Estado
Por Danielle Tavares
10/11/2023
Além do atendimento a mais de 300 crianças em atividades
esportivas, como futebol, atletismo e natação, projetos desenvolvidos pela
Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em parceria com o Ministério do
Esporte e Governo de MT, promovem ações de formação profissional que alcançam
todas as regiões de Mato Grosso.
Desde 2015, a Unemat oferece projetos e programas com apoio do Ministério do Esporte. Entre eles: Rede Cedes, Academia e Futebol e Programa Segundo Tempo e o Centro regional de desenvolvimento esportivo da região oeste do Estado de MT.
Cada uma dessas iniciativas tem objetivos distintos. “A partir desses convênios, temos diferentes ações e diferentes públicos que vão, desde o atendimento da prática esportiva, à pesquisa e formação de futuros profissionais na área da Educação Física, do esporte e do lazer”, explicou Riller Riverdito, professor da Unemat e responsável pelo projeto.
Programa Rede Cedes - O Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer da Rede Cedes no Estado de Mato Grosso, destinado à pesquisa e processos para democratização do acesso ao conhecimento e inovação em políticas de esporte e lazer, tem como objetivo mobilizar e articular ações para a pesquisa, formação, inovação e diminuição da desigualdade acadêmico-científica do estado de Mato Grosso nos diferentes contextos do esporte e lazer, buscando ampliar sua compreensão e possibilidades para o acesso, imbricado nas relações de cooperação entre Instituições e Grupos de Pesquisa.
Programa Academia e Futebol – O Centro de Desenvolvimento do Futebol e Futsal do Estado de Mato Grosso - Programa Academia e Futebol busca ampliar ações inovadoras para oferecer uma prática esportiva de qualidade. Mais de 150 crianças e adolescentes são atendidos na prática do futebol, contando com uma ação específica pensando as meninas no futebol e no futsal.
Programa Segundo Tempo - O Programa Segundo Tempo (PST) é uma ação do Ministério da Cidadania/Secretaria Especial do Esporte (SNELIS), que preconiza democratizar o acesso ao esporte educacional, promovendo a formação integral de crianças e adolescentes sob a égide da formação cidadã, viabilizando assim a melhoria da qualidade de vida, prioritariamente daqueles que se encontram em vulnerabilidade social e matriculados na rede pública de ensino.
O professor Riller reforça a importância da relação Universidade-Governo-Estado na ampliação do atendimento à população. “Estamos falando de um projeto no valor total global de mais de R$ 5 milhões. A partir desse investimento, esperamos conseguir ampliar o atendimento à população. Essa oportunidade foi construída a partir dessa relação de confiança entre o Ministério do Esporte, a Unemat e o Governo do Estado de Mato Grosso, que participa de forma muito ativa e direta no apoio ao movimento do esporte”.
A Unemat desenvolve uma política de esporte que vai, desde o investimento em materiais e equipamentos para a comunidade interna, de estudantes, técnicos, professores, ao atendimento à comunidade externa, por meio da extensão universitária.
“Então, estamos aí na expectativa de ampliar esses projetos, ampliar esses convênios e buscar também outras possibilidades de colaboração envolvendo diretamente a Universidade do Estado de Mato Grosso e o Ministério do Esporte”.
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- Período de inscrição para os candidatos às vagas da Unemat pelo SiSU, com ingresso no período letivo 2025/2, vai de 17 a 21 de janeiro
- Professores, gestores e técnicos indígenas da Rede Estadual terão 30 vagas em curso de licenciatura da Unemat
- Educação a Distância da Unemat transforma vidas há 29 anos
- Prazo para candidatos se inscreverem aos Conselhos Superiores é prorrogado para dia 27
- Período de solicitação e destrancamento de matrícula para os alunos veteranos da Unemat inicia em 6 de janeiro
- Servidores tem até dia 30 para realizar o recadastramento
- Unemat divulga locais de prova do Vestibular 2025; prova será dia 8
- Candidatos a Conselhos Superiores devem se inscrever de 11 a 25 de novembro
- Professores, gestores e técnicos indígenas da Rede Estadual terão 30 vagas em curso de licenciatura da Unemat