REPRESENTATIVIDADE

1º Conferência Livre de Povos Tradicionais, Quilombolas e Indígenas reúne grande público em Cáceres

Por Danielle Tavares
09/04/2024

(Foto: Danielle Tavares)

Mais de 230 bolsistas de Iniciação Científica Júnior do CNPq, representantes de comunidades tradicionais e professores colabores de escolas públicas participam da 1º Conferência Livre de povos tradicionais, Quilombolas e Indígenas do Estado de Mato Grosso. O evento está sendo realizado em Cáceres, nesta semana (8 e 9 de abril).

“Esta Conferência tem a intenção de promover o debate acerca da diversidade dos Povos Tradicionais, Quilombolas e Indígenas do Estado de Mato Grosso, incentivando a apresentação de pesquisas e trabalhos nestas áreas em consonância com a CT&I”, explicou uma das organizadoras, professora da Unemat Lisanil Conceição Patrocínio Pereira.

Presente na abertura da do evento, o coordenador dos Programas de Pesquisa em Educação, Popularização e Divulgação Científica do CNPq, Guilhermo Vilas Boas ressaltou a importância de ver de perto os projetos desenvolvidos nos diferentes locais do país.

“É uma honra poder experienciar o que que está sendo produzido e organizado aqui no Estado do Mato Grosso. Poder colocar em prática aquilo que nós esperamos que seja feito com relação, não só à ciência, mas a todos os povos tradicionais, quilombolas e todos os grupos que compõem a sociedade brasileira. O CNPQ, nesses últimos anos, tem procurado reafirmar e consolidar ações afirmativas com relação à ciência brasileira”, disse.  


Além de mesas redondas sobre diferentes temáticas, mostras e apresentações culturais, a exposição de banner dos trabalhos científicos dos bolsistas júniores do CNPq reuniu um grande número de alunos de escolas de Cáceres e região.



CONFERÊNCIA NACIONAL

Nesta terça-feira (09/04), está sendo promovido debate sobre o documento base e produção do relatório final para ser encaminhado ao MC&T.


Esta Conferência Livre é também preparatória para a participação na Conferência do Centro Oeste, a ser realizada em Goiânia com data a ser definida, e da 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada em junho de 2024, em Brasília.

 


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!