Noticia

Professores publicam capitulo no livro Social Media in the Changing Mathematics Classroom

No livro Social Media in the Changing Mathematics Classroom, seu capitulo Mathematical Narratives on YouTube: The Digital Video Festival and Scientific Live Streams Within a Research Group Channel, dos Autores José Fernandes T. Cunha e Marcelo C.

Por Assesseria de Comunicação
30/04/2025

Capitulo 16 Social Media in the Changing Mathematics Classroom (Foto: Acervo)

O livro Social Media in the Changing Mathematics Classroom, tem como seus editores Johann Engelbrecht; Greg Oates e Marcelo C. Borba, sua publicação foi dia 17 de abril de 2025. O capitulo Mathematical Narratives on YouTube: The Digital Video Festival and Scientific Live Streams Within a Research Group Channel teve a autoria de José Fernandes Torres da Cunha que é professor do curso de Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) do campus de Barra do Bugres (MT), e de Marcelo de Carvalho Borba é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e do Departamento de Matemática da Universidade do Estado Paulista (UNESP) Rio Claro (SP). 

José Fernandes Torres da Cunha é Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (Reamec/UFMT), é um dos líderes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino com Tecnologias Digitais (GEPETD/Unemat) e pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM/Unesp); Suas pesquisas têm como foco a compreensão dos impactos das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem da matemática, assim como das implicações pedagógicas e epistemológicas de sua integração aos contextos educacionais. É autor do livro “Ensino Híbrido e Tecnologias Digitais na Formação Continuada de Professores” e de outros capítulos de livros que abordam aspectos teóricos e práticos relacionados ao uso das tecnologias digitais em Educação Matemática, incluindo o capítulo Humans-with-Media: Twenty-Five Years of a Theoretical Construct in Mathematics Education, publicado pela Springer.

O livro é voltado a pesquisadores, professores, estudantes e formadores interessados em explorar como as redes sociais podem ser usadas para compartilhar e construir coletivamente conhecimentos em educação matemática. O capítulo discute como as redes sociais, especialmente o YouTube, vêm sendo utilizadas para divulgar ideias ligadas à educação matemática. Destaca-se um canal mantido por um grupo de pesquisa de uma universidade pública brasileira, estruturado em duas vertentes: uma voltada à publicação de vídeos produzidos por estudantes, professores, pessoas da comunidade e povos originários e tradicionais,  por meio de festivais de vídeos digitais; e outra dedicada à divulgação acadêmica, com entrevistas, palestras e lives que abordam temas como democracia, justiça social e equidade, sempre em diálogo com a matemática e as tecnologias digitais.

O Professor Dr. José Fernandes comenta que: " - A escrita deste capítulo representou um esforço colaborativo que nos possibilitou refletir sobre nossas práticas e reafirmar a convicção de que o conhecimento se constrói coletivamente, em diálogo com a diversidade de contextos e sujeitos. Consideramos esta uma contribuição relevante para o campo da Educação Matemática, especialmente por discutir o potencial das mídias sociais como espaços de produção e disseminação de saberes. A publicação deste trabalho por uma renomada editora internacional reforça nosso compromisso com uma educação mais dialógica, inclusiva e atenta às transformações tecnológicas e sociais do nosso tempo."

Mais do que um espaço de divulgação, as mídias sociais são apresentadas como ambientes de construção coletiva do conhecimento, onde diferentes vozes e perspectivas ganham visibilidade. Ao articular saberes acadêmicos e populares, o canal propõe uma educação matemática mais inclusiva, democrática e conectada às realidades sociais. Em síntese, o capítulo destaca o potencial das mídias sociais para transformar práticas pedagógicas e aproximar diferentes formas de conhecimento.

O livro está disponível em: https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-031-82837-9

Autores do capitulo: 

José Fernandes T. Cunha  
   Marcelo C. Borba

 

 


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!