Unemat recebe selo Diamante do programa de Integridade do Governo de MT
Reconhecimento das instituições reforça o compromisso com a transparência e a melhoria dos serviços públicos
Por Danielle Tavares
02/04/2025

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) é uma das sete instituições a receber o Selo Diamante de Ouvidoria e Transparência, do Programa de Integridade do Governo de MT. A cerimônia de premiação ocorreu, nesta quarta-feira (02.04), durante a abertura do 2º Encontro de Ouvidoria e Transparência do Poder Executivo Estadual, em Cuiabá.
A Unemat atingiu um índice de 96% de aderência aos requisitos relacionados a critérios de transparência ativa, passiva e ouvidoria. O projeto, executado entre novembro de 2024 e fevereiro deste ano, avaliou 25 órgãos e entidades estaduais.
O evento é um momento de reconhecimento para aqueles que se destacaram. A reitora da Unemat, Vera Maquêa, afirmou que, além de fortalecer as ações de transparência, a avaliação promove a participação social e a melhoria dos serviços.

“Receber o selo Diamante nos enche de orgulho, demonstra a capacidade dos órgãos de, realmente, oferecer serviços de qualidade para a população. É um mecanismo, uma ferramenta, para melhorarmos constantemente a nossa atuação como servidores públicos. Estamos aqui para servir à população, entregar bem os serviços que o povo de Mato Grosso, por meio dos seus impostos, investe para que nós entreguemos”, destacou.
Selo de Ouvidoria e Transparência
Como parte do Programa Integridade MT e estímulo às atividades de transparência e ouvidoria, a Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE) lançou a Avaliação de Ouvidoria e Transparência, que tem como produto o Ranking de Ouvidoria e Transparência de Mato Grosso.
O Ranking de Ouvidoria e Transparência MT é dividido em cinco categorias, conforme o índice aferido. Com base na pontuação, as instituições foram classificadas nas categorias Diamante (entre 91% e 100% de aderência aos requisitos), Ouro (entre 81% e 90%), Prata (entre 71% e 80%), Bronze (61% e 70%) e inicial (até 60%).

Na Unemat, o processo foi coordenado pela Unidade Setorial de Ouvidoria, que tem como assessora a prof. Marcia Cristina Dal Toé. Foram avaliados 68 aspectos, dentre os quais:
Transparência Ativa: divulga informações sobre locais e horários de atendimento, organograma atualizado, planejamento estratégico, estrutura organizacional atualizada, contatos dos setores e redes sociais?
Transparência Passiva: Índice de cumprimento do prazo de resposta lei de acesso à informação (LAI) e Índice de atendimento LAI.
Ouvidoria: A ouvidoria setorial/especializada está diretamente subordinada à autoridade máxima do órgão ou da entidade, tem ouvidor setorial/especializado e a estrutura física mínima que possibilite o atendimento ao cidadão.
O foco principal foco da avaliação foram os sites institucionais, considerando a previsão legal de que os órgãos e entidades da administração pública estadual devem promover a divulgação de informações públicas de interesse coletivo.
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- Unemat comemora 30 anos do câmpus de Tangará da Serra
- Alunos de Pontes e Lacerda recebem cartões de auxílio transporte
- 1ª Sessão Ordinária do Conepe constitui câmaras setoriais
- Laboratórios da Unemat têm até 10 de abril para concorrer às vagas da jornada de capacitação promovida pela Aginov e Emerge
- Unemat abre 162 vagas para especializações a distância gratuitas
- Pós-graduação da Unemat conquista 50 novas bolsas; total salta para 278
- Com lançamento de doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática celebra 10 anos discutindo impacto na educação básica
- 1ª Sessão Ordinária do Conepe constitui câmaras setoriais